A seguir seguem alguns termos que podem ser úteis para quem deseja prestar as contas com a receita federal (imposto de renda):
Se um contribuinte tem valores a receber, pode pedir um empréstimo no banco antes que o dinheiro chegue, apresentando a declaração como "garantia".
Marido, mulher, companheiro ou companheira. O casal pode declarar em conjunto ou separadamente.
- DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal)
Documento pode ser usado para recolher impostos e contribuições pela Secretaria da Receita Federal. Se o contribuinte tem imposto a pagar, é necessário a emissão do DARF.
Desconto sobre o valor de uma série de despesas. Não é todo tipo de despesa que pode ser deduzida.
- DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte)
Documento necessário para gerar a declaração de pessoas jurídicas e físicas que pagaram ou creditaram rendimentos em que tenha havido retenção do imposto de Renda na fonte durante o ano.
É a declaração dos bens de pessoa que já tenha falecido quando não foi concluído o inventário.
Resumo anual dos rendimentos tributáveis e não tributáveis que as empresas empregadoras e bancos devem enviar aos seus empregados.
- IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte)
É o imposto que é retido diretamente na fonte pagadora. Pode ser descontado diretamente do salário (o que ocorre na grande maioria dos casos, vide demonstrativo de pagamento mensal).
Balanço das despesas dedutíveis que fazem parte do exercício da profissão, que os autônomos devem manter.
É a verificação detalhada da Receita sobre as declarações. Ela que "detecta" as declarações entregues com erro, não foram checadas ou omissão de valores recebidos.
Valor apurado na declaração quando o contribuinte teve mais imposto retido do que o que deveria.
Esse foi um breve resumo de alguns termos que a Secretaria da Receita Federal utiliza para que os contribuintes prestem as contas corretamente. É importante que os contribuintes visitem o site da
Receita para que sejam solucionadas quaisquer outras dúvidas.